top of page

Onde ir? Pontos Turísticos

Museu da Energia Salesópolis

Inaugurada em 1913 e situada em área de preservação ambiental, próxima à nascente do Rio Tietê, a Usina-Parque de Salesópolis é um exemplo de geração de energia elétrica no início do século que preservou suas características originais de arquitetura e maquinário. Fica A 7 km do centro de Salesópolis, acesso pela Estrada dos Mirandas.

Nascentes do Rio Tiête

As nascentes ficam no Parque Nascentes do Rio Tietê, que se situa no município de Salesópolis. São cerca de 134 hectares, dos quais 9,6 já estão sob controle ambiental, protegendo as diversas nascentes que irão formar o mais importante rio do Estado de São Paulo.
Localiza-se no bairro da Pedra Rajada, a 17 km do centro de Salesópolis, junto a divisa com o município de Paraibuna. Pela SP-88, Rodovia Mogi - Dutra, sentido Paraibuna, numa saída a direita, pela Estrada das Pitas, após 6 km de pista de terra batida. Inicialmente estava nas mãos de particulares, tendo sua flora original destruída. Tombado pelo Estado, a área foi recuperada apresentado agora no local, uma floresta secundária.

Igreja Matriz de São José

Construída em 1908, é grande atração para os turistas, pois sua pintura é original. Localizada no Centro.

Portal da cidade

Esse é o portal de entrada da cidade de Salesópolis. Junto ao portal de entrada, já ostenta orgulhosa sua maior gloria: "abrigar a nascente do Rio Tietê, símbolo do estado."

Mirante da Torre

Para uma vista da cidade e de grande parte do seu relevo. O mirante está localizado a 1,5 km do centro de Salesópolis.

Radar Metereológico

Inaugurada em 1913 e situada em área de preservação ambiental, próxima à nascente do Rio Tietê, a Usina-Parque de Salesópolis é um exemplo de geração de energia elétrica no início do século que preservou suas características originais de arquitetura e maquinário. Fica A 7 km do centro de Salesópolis, acesso pela Estrada dos Mirandas.

Barragem Ponte Nova

Represando as águas do lendário Tietê, constituem em um local propício para pesca náutica e lazer, bonito e agradável..

Senzala

Construção de “pau a pique” e “taipa de pilão”. Na realidade não era uma senzala. Serviu por muito tempo, como ponto de parada dos comerciantes que, vindos da Capital e Vale do Paraíba, percorria a rota, conhecida como Rota do Sal, para a comercialização de produtos, dentre esses a compra e venda de escravos, servindo também como ponto do “pouso”. Hoje o local guarda sua história, pois os proprietários procuram manter, dentro de suas possibilidades, a estrutura original.

Parque do Pinheirinho

Também conhecido por “Prainha”, fica localizado a 7 Km do Município, pela Estrada Municipal do Bairro da Aparecida que liga ao bairro de Casa Grande. Com área de cerca de 300 ha onde existe florestas naturais e reflorestamentos de “pinus araucária”, “pinus eliot”e eucalíptos. Ao longo do pinheiral, formou-se uma praia artificial, atraindo freqüentadores assíduos, vindos de outras regiões, para ali deleitarem-se aos encantos da natureza.

Cachoeira do Tobogã

A grande quantidade de nascentes na região, brindou Salesópolis com belas cachoeiras, e uma delas é a cachoeira do Tobogã. onde centenas de pessoas aproveitam para de divertir todo final de semana.

Cachoeira da Velha

Situada a beira da Rodovia SP-88 - muito freqüentada por turistas e banhistas..

Cachoeira do Zé Bim

É de propriedade particular e recebe crianças em práticas de interpretação da natureza. Há placas indicando a localização desta cachoeira.

Cachoeira do Ponto e da Porteira preta

Ficam a 7 km da cidade pela Estrada das Pitas. São locais de fácil acesso e bastante freqüentadas.

:: Previsão do Tempo
:: Mapa da cidade
bottom of page